Como a menstruação envolve a descamação do útero e a ovulação, são baixas as possibilidades.
Muitas pacientes me perguntam se é possível engravidar no primeiro dia de menstruação ou no último dia de menstruação. Estas dúvidas são muito comuns e para todas elas a resposta é não.
A mulher não consegue engravidar quando está menstruada.
Para ocorrer a gravidez é necessário que o embrião implante na camada interna do útero (endométrio). A fertilização ocorre nas tubas e o embrião formado migra para o interior do útero que deve estar em condições de recebê-lo.
Caso o interior do útero esteja descamando (processo que causa a menstruação), o embrião não encontrará condições para que se implante.
Além do que, para ocorrer a fertilização é necessário a ovulação que ocorre normalmente no período fértil, 14 dias após o início da menstruação.
No período da ovulação podem ocorrer flutuações hormonais que acarretam pequenos sangramentos que não inviabilizam a concepção. Assim, podem ser confundidos com a menstruação.
A utilização de pílula anticoncepcional oral regulariza a menstruação. Trata-se de um dos métodos mais seguros para evitar a gravidez.
Mas, se a menstruação não estiver regular ou tiver algum esquecimento, a paciente poderá engravidar. A menstruação é um bom parâmetro para o bom funcionamento do anticoncepcional oral, assim não tem como engravidar se mantiver relações sexuais menstruadas.
Mesmo sem menstruar a mulher pode engravidar. Isto porque algumas mulheres que menstruam esporadicamente têm irregularidade menstrual, geralmente com ciclos menstruais mais longos. Mas, se ela mantiver relação e ovular, poderá engravidar.
Assim, para saber sobre a fertilidade feminina é importante saber se a mulher menstrua normalmente. Se os ciclos menstruais não estiverem perfeitamente regulares ou se tiver tendo sangramentos em quantidade variável, ela poderá confundir com a menstruação e achar que engravidou mesmo menstruada.
Fonte: Minha Vida