Muitas pessoas acreditam que a fisioterapia é um tratamento exclusivo para quem sofre com problemas motores, seja devido a uma doença crônica, seja por algum tipo de lesão. No entanto, isso é um grande engano.
A fisioterapia preventiva está aí para provar: a técnica pode ser utilizada a fim de evitar problemas de saúde.
Ficou curioso para saber mais sobre ela? Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a importância e os benefícios dessa prática. Pronto para descobrir?
O que é a fisioterapia preventiva?
São os exercícios fisioterapêuticos aplicados não como tratamento clínico, mas como medida profilática, para garantir maior condicionamento físico e qualidade de vida ao praticante.
Assim, o princípio da fisioterapia preventiva é adaptar exercícios para que eles sejam utilizados como uma forma de evitar que os problemas motores ocorram, principalmente em populações de risco, como atletas e idosos.
O conceito está muito relacionado à ideia de saúde global e multidisciplinar — por isso, engloba atividades de alongamento aliadas a movimentos de relaxamento e respiração.
Qual a importância da fisioterapia preventiva?
Assim que uma pessoa começa a praticar a fisioterapia preventiva, ela apresenta ganhos significativos em disposição e qualidade de vida.
Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais sedentárias e estressadas, que são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças, praticar uma atividade de prevenção é muito importante para reduzir os impactos negativos na saúde.
Quais são os principais benefícios da fisioterapia preventiva?
Na sequência, fizemos uma lista com os principais benefícios da inserção da fisioterapia preventiva na sua rotina:
- acelera o metabolismo, ajuda a perder peso e previne problemas relacionados à obesidade, como a distensão muscular e as dores nas costas;
- previne doenças ocupacionais causadas por movimentos repetitivos;
- reduz dores causadas pelo trabalho e aumenta a sua produtividade;
- fortalece a musculatura de regiões específicas do corpo por meio de exercícios localizados;
- aumenta a síntese e a liberação de endorfina e dopamina, hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar;
- evita o desenvolvimento de doenças cardíacas, principalmente em pessoas idosas;
- proporciona maior qualidade de vida e felicidade aos seus praticantes.
Com tantos benefícios, fica claro como a fisioterapia preventiva pode fazer bem para sua saúde. E o melhor: não é nada difícil colocar a prática no seu dia a dia.
O fisioterapeuta é um profissional preparado para orientar na realização dos movimentos e, assim, garantir todos os benefícios da prática.
Como vimos, a fisioterapia preventiva é uma ótima atividade para melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida, além de ajudar a prevenir doenças que podem prejudicar a saúde.
Agora, que tal dividir essas informações com seus amigos? Compartilhe o post nas redes sociais e ajude a espalhar esse hábito tão benéfico para todos!