Diferente do ultrassom obstétrico, o ultrassom morfológico é recomendando para detectar possíveis malformações nos três trimestres de gestação.
Diferente do ultrassom obstétrico, o ultrassom morfológico é recomendado para detectar possíveis malformações nos três trimestres de gestação.
Este exame deve ser realizado entre 11 e 13 semanas e 6 dias de gestação (preferencialmente entre 12 e 12 semanas e 6 dias), tem como objetivo o rastreamento de cromossomopatias, malformações fetais, e ainda faz uma avaliação de risco de desenvolvimento de restrição de crescimento fetal intrauterino e de hipertensão gestacional!
O que é avaliado neste exame:
- Datação da gestação, por medida do bebê, com erro estimado de aproximadamente 7 dias;
- número de fetos;
- malformações fetais, com taxa de detecção para malformações graves entre 45 a 50% (podemos citar anencefalia, onfalocele, gastrosquise, megabexiga, entre outros) cromossomopatias: o principal marcador nesta fase é a medida da TN (translucência nucal), considerando um limite de 2,5 cm.
A avaliação do osso nasal, quando este ausente, também eleva o risco, além da avaliação do ducto venoso com onda “a” ausente ou reversa e a regurgitação da tricúspide. A TN (translucência nucal) identifica de 77 a 80% dos fetos com Síndrome de Down.
A sensibilidade dos outros marcadores acima citados é de aproximadamente 60% com 5% de falsos positivos. Associado ao exame deve ser realizado o Doppler das artérias uterinas maternas, para avaliação do fluxo sanguíneo, e havendo presença de incisura protodiastólica uni ou bilateral, temos rastreamento positivo para possível desenvolvimento de restrição de crescimento fetal e hipertensão gestacional, nos dando a possibilidade de prevenção do quadro com tratamento adequado.
Mais um exame que deve integrar o estudo morfológico é o Ultrassom transvaginal para medida de colo uterino (conforme post anterior que se encontra no feed), visando rastrear a possibilidade de parto prematuro, em colos menores que 2,5 cm. Por isso, a importância de NÃO perder este exame tão importante para todo o decorrer da gestação! Após a fase que é indicada para realização do exame, não é possível avaliar a translucência nucal!