O remédios caseiros para gripe em bebê devem ser recomendados pelo pediatra e ajudam a fortalecer o sistema imune no bebê e aliviar os sintomas.
Os sintomas de gripe no bebê podem ser combatidos com alguns remédios caseiros que podem ser indicados pelo pediatra de acordo com a idade do bebê. Uma opção é o suco de laranja com acerola, que é rico em vitamina C, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e combatendo a gripe de forma mais eficaz.
No caso dos bebês recém-nascidos, é importante investir na amamentação, isso porque o leite materno é capaz de fornecer nutrientes e células de defesa para o bebê, além de mantê-lo hidratado.
É importante que antes de iniciar o uso de qualquer remédio caseiro, o pediatra seja consultado, pois assim é possível garantir que o uso é seguro e tem benefícios para o bebê.
1. Amamentação
A amamentação pode ser considerada o melhor remédio caseiro para gripe para bebês, isso porque através da amamentação é possível favorecer o funcionamento do seu sistema imunológico, já que o leite materno é rico em proteínas e células de defesa, promovendo o combate aos sintomas da gripe e facilitando a recuperação do bebê.
Além disso, o leite materno é rico em água, deixando o bebê mais hidratado e ajudando a tornar as secreções mais fluidas e mais fáceis de serem eliminadas.
2. Xarope de cenoura
O xarope de cenoura é normalmente indicado para crianças a partir de 1 ano, no entanto o seu uso deve ser recomendado pelo pediatra. Esse xarope é rico em vitamina C, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e combatendo os sintomas de gripe, principalmente a tosse.
Ingredientes
- 1 cenoura média;
- 1/2 colher (de sobremesa) de açúcar.
Modo de Preparo
Ralar a cenoura e colocá-la dentro de um pequeno recipiente de vidro, polvilhar o açúcar e tapar. Levar à geladeira por alguns instantes, até que a cenoura solte bastante suco. Dar este suco para o bebê várias vezes ao dia.
É importante ter atenção à quantidade de açúcar adicionada ao suco para não favorecer o desenvolvimento de cárie nos dentes e nem diabetes infantil.
3. Suco de laranja com acerola
Esse suco tem grande quantidade de vitamina C devido à presença de acerola, principalmente, e laranja, aumentando as defesas do bebê.
Ingredientes
- 1 laranja;
- 4 acerolas;
Modo de preparo
Bater o suco da laranja e as acerolas no liquidificador e oferecer ao bebê, logo a seguir, várias vezes ao dia, após as refeições.
É importante que este remédio caseiro seja consumido logo após o seu preparo para que a vitamina C presente nas frutas não se perca.
4. Chá de cebola
O chá de cebola possui propriedades dilatadores e expectorantes, ajudando a aliviar a tosse e a congestão das vias aéreas, promovendo a melhora do bebê.
Ingredientes
- Casca marrom de 1 cebola grande;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Colocar a casca da cebola na água e deixar ferver. Depois de fervido, coar, deixar amornar e dar o chá de cebola ao bebê até ao alívio dos sintomas da gripe.
5. Lambedor de hortelã
O lambedor de hortelã pode ser indicado para bebês com mais de 1 ano e ajuda a aliviar a tosse e o mal estar geral, além de diminuir a formação do muco nas vias respiratórias.
Ingredientes
- 10 folhas de hortelã;
- 1 litro de água;
- 1/2 colher (de sobremesa) de açúcar.
Modo de preparo
Colocar as folhas de hortelã na água fervente e deixar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar, passar para outra panela, adicionar o açúcar, misturar e deixar ferver. Depois, deixar amornar e dar para o bebê.
Outras recomendações
É importante que os remédios caseiros sejam recomendados e usados de acordo com a orientação do pediatra, pois assim é possível garantir que os remédios são seguros. Além disso, é importante deixar o bebê bem hidratado, pois dessa forma é possível promover a melhora mais rápida dos sintomas, sendo recomendado estimular a amamentação ou dar água e sucos para o bebê, no caso dos bebês a partir de 6 meses.
Além disso, apesar do mel ser um alimento que pode ajudar a melhorar o funcionamento do sistema imune e aliviar os sintomas da gripe, o seu consumo não é recomendado dar mel para crianças menores de 2 anos devido ao risco aumentado de desenvolver infecção causada pelas toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, que é caracterizada por infecção intestinal grave.
Outra forma de ajudar a aliviar os sintomas de gripe no bebê é deixando o ambiente um pouco mais úmido, por assim é possível favorecer a movimentação dos cílios presentes na mucosa do nariz, favorecendo a eliminação das secreções.
Fonte: Tua Saúde