Beta HCG: o que é, quando fazer e como entender o resultado

Beta HCG: o que é, quando fazer e como entender o resultado

Teste é usado para detectar uma gestação e é mais eficiente que o teste de farmácia.

O que é beta HCG?

O beta HCG é um hormônio produzido pelo organismo durante a gestação pelas células precursoras da placenta. Ele é um componente do HCG (gonadotrofina coriônica humana), hormônio específico da gravidez. Por isso esse exame é usado no diagnóstico da gestação.

No exame de beta HCG de laboratório as taxas desse hormônio no sangue são medidas, tornando o teste ainda mais sensível do que o teste de gravidez de farmácia, conseguindo detectar quantidades bem baixas do beta HCG.

Além disso, o exame de sangue permite um resultado quantitativo, onde a concentração desse hormônio no organismo também é medida, o que pode ajudar a verificar se a gestação está indo bem.

Indicações do beta HCG

O exame de beta HCG é usado principalmente para detecção de gravidez. No entanto, ele também pode ser útil para verificação do andamento dessa gestação, caso o médico desconfie de algum problema.

Por exemplo, se a gestante tiver um sangramento ou se o médico suspeita de gravidez ectópica (ou seja, nas trompas) durante o ultrassom, ele pode pedir uma repetição do exame no mesmo laboratório para verificar se a quantidade do hormônio está evoluindo bem, já que ele costuma dobrar em quantidade a cada 48 horas.

Além disso, o beta HCG também pode ser usado no diagnóstico de alguns tumores que tem origem na gestação, como a mola hidatiforme, já que eles também produzem esse hormônio.

Nesses casos, conforme o tratamento é feito, ele precisa ficar indetectável por pelo menos um ano. Além disso, o exame de beta HCG pode dar positivo em alguns tumores de testículo e ovário e pode ser usado como um marcador nesses casos.

Quando fazer o exame beta HCG?

O exame de beta HCG de sangue é mais sensível do que o teste de gravidez de farmácia, por isso ele pode detectar a gravidez antes mesmo do atraso menstrual. No entanto, se a mulher está desconfiada de gravidez, mas fez o teste antes da menstruação atrasar, o teste pode não conseguir detectar o beta HCG no organismo e dar falso negativo.

Nesses casos, o ideal é repetir o teste mais uma vez, se a menstruação realmente atrasar. De maneira geral, o hormônio se torna detectável a partir da 3ª ou 4ª semana de gravidez. Essa data pode ser contada a partir da última menstruação. 

Resultado do beta HCG

O resultado do exame beta HCG de sangue vem expresso em forma quantitativa, ou seja, com as medidas da concentração do hormônio no sangue. Normalmente os valores são muito variáveis e mudam de mulher para mulher e de laboratório para laboratório, conforme o método de medição que eles usam.

Ou seja, duas mulheres com o mesmo tempo de gestação podem fazer o exame no mesmo lugar e terem resultado diferentes. Ou uma mesma mulher pode fazer o teste em dois laboratórios e ter concentrações do hormônio diferentes.

No entanto, na maior parte dos laboratórios, quando o resultado dá acima de 5 UI/L significa que o exame deu positivo e a mulher está grávida.

O beta HCG pode dar falso positivo?

É muito raro o exame de beta HCG dar falso positivo, mas isso pode acontecer quando a mulher tem algum tumor ovariano ou de origem embrionária, ou se ela usa algum medicamento que contenha beta HCG.

O beta HCG pode dar falso negativo?

O teste somente pode dar falso negativo se for feito muito cedo, ou seja, antes do atraso menstrual de fato. Isso ocorre porque por mais que o embrião já esteja se formando, às vezes a quantidade de hormônio liberada no organismo ainda é muito baixa.

A quantidade de beta HCG pode indicar o tempo de gestação?

É um fato que a quantidade de beta HCG vai aumentando progressivamente ao longo da gravidez. No entanto, como esse crescimento é variável em cada mulher, é muito difícil usar o beta HCG para saber o tempo de gestação.

O ideal é que assim que o resultado positivo do exame sair, a gestante busque um ginecologista para fazer o primeiro ultrassom, ao ser nesse exame que o especialista consegue determinar o tempo de gravidez, além de verificar se está tudo bem com o feto e se a gestação está ocorrendo mesmo no útero.

O beta HCG pode indicar se há uma gravidez de gêmeos?

O beta HCG pode ser mais alto quando a gravidez é de gêmeos e os bebês estão se desenvolvendo em duas placentas diferentes. No entanto, isso deve ser melhor verificado no exame de ultrassom, que deve ser feito assim que o resultado positivo do beta HCG sai.

Dessa forma, o ginecologista consegue visualizar mais claramente se são gêmeos, se eles estão na mesma placenta (pedindo maior observação durante a gravidez) e se tudo mais está correndo bem na gestação.

Beta HCG de sangue X teste de gravidez de farmácia

O exame beta HCG feito em laboratório mede normalmente os níveis no sangue, enquanto os testes de gravidez de farmácia fazem a medição do hormônio na urina. Ou seja, o teste de gravidez de farmácia é qualitativo (diz se você está grávida), enquanto o beta HCG é quantitativo.

Com isso, o beta HCG consegue ser mais sensível, medindo não só se a mulher está grávida, como também a quantidade de hormônio circulante, o que pode ser útil ao médico para verificar como está o andamento da gravidez.

Apesar de hoje os exames de beta HCG pela urina serem cada vez mais sensíveis, o exame de sangue ainda é a confirmação oficial da gravidez, devido a sua sensibilidade maior e também por darem resultados mais seguros desde o primeiro dia de atraso da menstruação.

O que pode afetar o resultado do beta HCG?

Os níveis de beta HCG no corpo podem ser alterados quando a mulher tem algum tumor ovariano ou de origem embrionária, ou se ela usa algum medicamento que contenha beta HCG.

Preparo para o exame: precisa de jejum?

Não há nenhuma recomendação especial para realizar um beta HCG. Você poderá comer e beber normalmente antes e depois do exame.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudar?