O diagnóstico de candidíase varia entre tipos como a vaginal e cutânea.
O que é Candidíase?
A candidíase é uma infecção causada por um fungo que afeta, principalmente, os órgãos genitais, boca e pele. Entre os principais sintomas estão a vermelhidão, dor, coceira vaginal, descamação e rachaduras no canto da boca.
Causas
A principal causa da candidíase é a imunidade baixa, que pode ser provocada por fatores como:
- Noites mal-dormidas
- Ingestão insuficiente de vitaminas e minerais, consequência de uma dieta pouco equilibrada
- Alto nível de estresse
- Gripe
- Diabetes
- Imunossupressão por medicamentos
- Uso de drogas
Outros fatores de risco incluem:
Aumento dos níveis de estrogênio
Infecções fúngicas ocorrem mais frequentemente em mulheres com aumento dos níveis de estrogênio – por exemplo, em gestantes, pessoas que tomam altas doses de pílulas de estrogênio ou que fazem terapia hormonal.
Locais e roupas úmidos
O fungo da candidíase prefere locais úmidos, por isso, a vagina é um local tão comum para essa infecção. Frequentar piscinas, ficar muito tempo com roupas de banho molhadas, ou mesmo não secar corretamente a região genital, pode propiciar uma candidíase vaginal.
Candidíase e sexo
A candidíase não é considerada uma Infecção sexualmente transmissível (IST). Por isso, pessoas que nunca tiveram relações sexuais podem ser diagnosticadas com a doença.
No entanto, pessoas com uma flora genital e sistema imunológico mais prejudicado podem acabar desenvolvendo a candidíase após o sexo. Por isso, indica-se que a pessoa em tratamento para candidíase tenha uma abstinência sexual.
Tipos
Alguns dos principais tipos de candidíase são:
Candidíase vaginal
A candidíase vaginal é a forma mais comum da candidíase, que acomete pessoas com sistema imunológico fraco ou flora vaginal desequilibrada. Nesses casos, o fungo, que já está presente no organismo, consegue se replicar mais, já que o corpo perde os recursos necessários para contê-lo.
Candidíase masculina (Balanopostite)
A candidíase masculina, ou candidíase no pênis, pode provocar sintomas como ardência ao urinar e inchaço na ponta do órgão. Diabetes e higiene precária são fatores frequentes para a doença.
Candidíase oral (Sapinho)
A candidíase na boca, também chamada de sapinho, é caracterizada por pequenas aftas na boca e dificuldade para engolir. Pode ser diagnosticada em crianças, idosos, pessoas com diabetes, adultos ou após o contato íntimo desprotegido.
Candidíase cutânea
A candidíase cutânea, ou candidíase na pele, é conhecida como intertrigo candidiásico, Essa infecção ocorre, principalmente, pelo atrito entre as peles, criando pequenas lesões que criam um ambiente propício (calor, umidade e alimento) para a proliferação de bactérias e fungos.
Fonte: Minha Vida