Como cuidar do umbigo do bebê

Como cuidar do umbigo do bebê

Aprenda como limpar e evitar infecções no umbigo do recém-nascido.

Durante a gravidez, o cordão umbilical é o que liga a mãe à criança, transferindo oxigênio e nutrientes ao bebê. Após o parto, ele é cortado, e aí o bebê começa a se desenvolver como um organismo independente. O corte é feito de modo que o pedacinho que sobrou tenha mais ou menos três centímetros. O pequeno resíduo do cordão, geralmente preso com uma espécie de pregador, é chamado de coto umbilical.

O coto cicatriza e cai naturalmente da barriguinha, formando o buraco que chamamos de umbigo. Porém, para que esse processo seja livre de infecções e outros problemas, é importante cuidado e (muita) higiene.

Como cuidar do coto umbilical antes de cair

Para garantir que o umbigo cicatrize bem, é necessário mantê-lo sempre muito limpo e seco. O recomendado é que se higienize o coto e a área ao redor ao menos quatro vezes por dia. Para fazer a higienização, o primeiro passo é lavar as mãos com bastante água e sabão, para que as bactérias que o pai ou a mãe carregam lá não cheguem a essa região sensível do bebê.

Para iniciar a limpeza, separe algodão ou cotonete e álcool 70%, que pode ser comprado em farmácias. Com cuidado, passe em toda a extensão do coto e ao redor dele. O coto umbilical não tem terminações nervosas, por isso você não precisa ter medo de causar dor ao mexer no local

Manter a região bem seca é o mais importante. Se ela ficar úmida, é um prato cheio para as bactérias que podem causar infecções na região. Toda vez que o coto umbilical for molhado, deve ser limpo e seco novamente. E isso não acontece só na hora do banho, mas também quando a fralda é trocada, porque às vezes o xixi vaza para a região.

Não é preciso proteger a região com gaze. Para evitar infecções, o melhor é deixá-la exposta ao ar o tempo todo. Hoje em dia já existem fraldas descartáveis especiais para os primeiros dias do bebê que vêm com um orifício na altura do umbigo para deixar o coto livre e arejado. Com as fraldas normais, é possível apenas colocá-la abaixo do umbigo.

Sangue no umbigo do bebê é normal?

Um pouco de sangramento no coto umbilical é normal. Até cair, o risco de infecções é bem maior. Por isso, se perceber pus ou outras secreções malcheirosas, fale com o pediatra.

Quantos dias demora para o coto umbilical cair

Se o coto umbilical for bem cuidado, ele vai ficando escuro e seco até cair, lá pela segunda semana do bebê. Se ultrapassar a terceira semana e isso não acontecer, converse com o pediatra para confirmar se está tudo bem.

Acima de tudo, os pais não devem ter pressa. Na hora de trocar as fraldas ou as roupinhas do recém-nascido, é preciso ter muito cuidado para não acabar esbarrando na região, provocando um sangramento ou até arrancando antes do tempo.

Umbigo “saltado”

Depois que o coto umbilical cai, 10 a 20% das crianças ficam com uma protuberância no local, semelhante a um umbigo “estufado”. Ela é chamada de hérnia umbilical, e acontece quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular. As hérnias umbilicais são mais comuns em bebês prematuros e especialmente aqueles com baixo peso ao nascer.

A maioria das hérnias umbilicais em bebês se fecha por conta própria dentro de aproximadamente 18 meses. As crianças não costumam sentir dor na região e nem ter complicações. Uma vez que a hérnia está fechada, é pouco provável que reapareça.

Também após a queda do coto, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco, parecendo uma ferida. Conforme o pediatra Yechiel Moises Chencinski, esse quadro é conhecido como granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado, sem causar nenhum transtorno.

Fonte: Minha Vida

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudar?