Diminuição do Líquido Amniótico: o que significa e quando se preocupar na gestação

Diminuição do Líquido Amniótico: o que significa e quando se preocupar na gestação

“Dra, estou perdendo líquido e nem percebi!”
Essa é uma frase que ouço com frequência, então vamos falar sobre esse assunto super importante…

Nãããão, não é porque o líquido amniótico está reduzido que você está perdendo líquido!
Quando o Oligoâmnio, ou Oligohidrâmnio, é evidenciado em exame de ultrassom, nem sempre significa rotura da bolsa amniótica!

O que muitas vezes acontece é a diminuição da produção do líquido amniótico.

Se o exame físico não mostra perdas vaginais e essa não é uma queixa da paciente, a produção do líquido pode estar inadequada, e até a ingesta hídrica (quantidade de água que a gestante toma) pode influenciar nisso!

📌 Orientação importante: para gestantes que não têm insuficiência renal nem cardiopatia grave, recomenda-se ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.
Muitas vezes, só com o aumento da ingestão hídrica vemos melhora!

E se a placenta estiver com insuficiência placentária (falha no seu funcionamento), a diminuição do líquido amniótico é um alerta para os obstetras!

Quando a diminuição é muito inicial na gestação, pode indicar alterações na morfologia fetal, como alterações renais ou de deglutição do bebê já que o líquido amniótico depende tanto da urina quanto da deglutição fetal.

💡 Sim, o bebê faz xixi e toma xixi dentro do útero, é um ciclo contínuo!

Também há casos de rotura alta da membrana amniótica, onde há pequenos escapes de líquido com perdas discretas que podem ser confundidas com secreção vaginal.

🩺 Por isso, o controle por imagem e exame físico detalhado são essenciais!

Como ter certeza de que não é rotura alta da bolsa?

Existe um exame chamado AmniSure, que coleta a secreção vaginal e tem resultado imediato.
Mas atenção: não está disponível em todas as maternidades e tem custo, maioria dos planos de saúde não cobre o exame, o que o torna inacessível para algumas gestantes.

Existem ainda causas idiopáticas (quando não se encontra causa definida) quando todas as outras causas foram descartadas.

O importante é fazer um controle adequado e investigar todas as possibilidades com atenção e cuidado!

Texto escrito pela Dra. Bianca Zulli

https://lightyellow-kangaroo-536878.hostingersite.com/nossa-equipe/dra-bianca-zulli-alves/

[button text=”Agendar consulta” animate=”bounceInUp” padding=”5px 0px 05px 0px” radius=”10″ expand=”true” icon=”icon-whatsapp” icon_pos=”left” link=”https://wa.me/5511996551311?text=Ol%C3%A1!%20Vim%20pelo%20site%20e%20quero%20marcar%20uma%20consulta%20com%20a%20Dra.%20Bianca%20Zulli.” target=”_blank” class=”cta-agendar-wa”]


Aviso legal:
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. A reprodução parcial ou total, sem autorização prévia, é proibida e poderá ser penalizada conforme a legislação vigente.