Entenda como é feita a avaliação nos bebês recém-nascidos.
O que é Escala de Apgar
O teste de Apgar, também chamado de índice ou escala Apgar, é uma avaliação criada nos anos 50 pela anestesista Virginia Apgar. O bebê recebe três notas no dia do seu nascimento: no primeiro minuto de vida, no quinto e no décimo minuto.
A nota, que vai de 0 a 10, identifica o estado de saúde do recém-nascido, auxiliando os médicos a lidarem da melhor forma com o bebê. É preciso estar atento se a nota for abaixo de 7 para alguns procedimentos serem tomados. Confira como é a tabela de Apgar:
Resultado do teste de Apgar
1. Tônus muscular
0 = Membros flácidos
1 = Flexões nas extremidades
2 = Movimentos ativos
2. Frequência cardíaca
0 = Ausente
1 = Inferior a 100 batimentos por minuto
2 = Superior a 100 batimentos por minuto
3. Reflexos
0 = Ausente
1 = Faz caretas ou choro leve
2 = Chora, tosse ou espirra
4. Cor da pele
0 = Pálida ou acinzentada
1 = Azulada apenas nos pés ou mãos
2= Coloração rosada em todo o corpo
5. Respiração
0 = Ausente
1 = Fraca e irregular
2 = Choro forte com respiração regular
A nota pode ser encontrada no “Cartão da Criança” que é entregue aos pais ainda na maternidade, com outros dados referente ao nascimento do bebê, como o peso e altura.
O que fazer se o bebê não atingiu a nota adequada?
A médica pediatra e neonatologista Danielle Negri explica: “Se o bebê não está clinicamente bem, pode precisar de cuidados intensivos neonatais e, nesse caso, a internação na UTI Neonatal se faz necessária. Caso o bebê fique bem após o Apgar baixo, necessita apenas acompanhamento de cuidadoso ao desenvolvimento”.
A nota abaixo de 7 no momento do nascimento não significa necessariamente que o bebê sofrerá grandes danos na saúde, mas é preciso estar atento ao resultado das duas últimas avaliações.
“A nota de Apgar baixa, principalmente no décimo minuto de vida, pode predizer uma sequela neurológica no futuro. Os pais não devem ser alarmados, apenas orientados para ter atenção ao desenvolvimento junto ao pediatra e procurar um neurologista se indicado”, conta Danielle Negri.
Cuidados na gravidez podem influenciar o teste de Apgar
Algumas atitudes durante a gravidez podem se tornar um fator determinante na hora da avaliação do bebê.
“Diversos fatores podem influenciar a saúde do bebê ao nascer. Entre eles o fumo, o álcool, o uso de drogas, entre outros. A criança poderá ou não ter sua vitalidade comprometida ao nascer, dependendo do grau de insulto sofrido. Por exemplo: a criança filha de usuária de drogas pode sofrer síndrome de abstinência ao nascer”, finaliza Danielle Negri.
O resultado do teste deve ser considerado durante todo o desenvolvimento da criança. É importante que o pediatra saiba do número recebido no momento do nascimento, especialmente se houve complicações, para que o bebê cresça com os cuidados adequados.
Fonte: Minha Vida