Já parou para se perguntar como pode existir uma mesma informação genética para cada célula e termos uma quantidade enorme de tipos de células com diferentes funções? A epigenética pode tentar explicar.
A epigenética é a ciência que busca compreender as mudanças reversíveis na expressão gênica, ou seja, os componentes que podem modificar como os genes são lidos sem alterar a sequência de DNA.
A importância fisiológica da epigenética estende-se além da regulação gênica, sendo responsável também pelo desenvolvimento do corpo e manutenção da integridade do DNA.
A epigenética é definida como modificações do genoma que são herdadas pelas próximas gerações, mas que não alteram a sequência do DNA. Por muitos anos, considerou-se que os genes eram os únicos responsáveis por passar as características biológicas de uma geração à outra.
Hoje sabemos que certas condutas nos mil primeiros dias podem evitar diversas doenças físicas ( hereditárias ou nao ) e mentais relacionadas ao desenvolvimento humano .
Por isso a epigenética é o que existe de mais moderno para acompanhar seu filho até os 2 anos de idade e que vai gerar frutos pela vida toda .
Este acompanhamento inclui mudanças comportamentais , ambientais e pequenos detalhes no quotidiano que trazem resultados ao futuro adulto .
Dra Malena Giorgetta
Pós graduada em Epigenética , Pediatria , Homeopatia e que ama fazer a diferença na vida da nova geração que está vindo por ai .